terça-feira, 22 de abril de 2008

A Reforma Religiosa em Portugal ou História dos Evangélicos em Portugal (Parte IX)

Igrejas do Nazareno

O ministro evangélico Francisco Xavier Ferreira, Nazareno, conta-nos, em 1972, como começou a Igreja Evangélica do Nazareno, de feição pentecostal: Data dos fins do ano de 1800 o começo da obra evangélica da Ilha Brava, porem, só em 1901 se organizou a primeira igreja, de feição pentecostal. Foi o ministro evangélico cabo-verdiano João José Dias que, nos E.U.A., aceitara a mensagem pentecostal. Anos depois, a Igreja do Nazareno achou por bem, da sua denominação, o título de pentecostal.

Pode dizer-se, historicamente, que os primeiros pentecostais portugueses existiram primeira na Ilha Brava, em Cabo Verde.

No ano de 1914, ali se deslocou o evangelista Sales que, em espaços públicos, realizou campanhas de evangelização com êxito.

Nos anos trinta, ali foram entregar a Palavra de Deus, não só José Ilídio Freire, como também Eduardo Henriques Moreira. Este ajudou muito a juventude e auxiliou a organizar a Biblioteca Evangélica em Cabo Verde.

O ministro fundador da obra de Deus, João José Dias, trabalhou nesta paragens entre 1901 e 1936, ano em que, velho e doente, se aposentou, sendo na altura substituído pelo casal D. Garnet e Rev. Everette D. Hward.

No continente português só depois de 1973 se começam a implantar estas igrejas e já são várias as que, desde então, se implantaram em Portugal.

António Costa Barata
Amora, 26 de Janeiro de 2001

 
Site Meter