sexta-feira, 4 de abril de 2008

A Reforma Religiosa em Portugal ou História dos Evangélicos em Portugal (Parte IV)

Igreja Presbiteriana Portuguesa

Madeira – Funchal: As primeiras reuniões de oração feitas por evangélicos ingleses, da família presbiteriana, em território nacional, realizaram-se no Funchal, dirigidas por James Halley. Estava-se em 1837. Neste ano mais dois grandes acontecimentos importantes se deram em Lisboa, a saber, a Colónia Britânica funda uma escola para os filhos dos seus súbditos menos favorecidos, socialmente falando, e na revista O Panorama, dirigida por Alexandre Herculano, insere uma bela apologia das Escolas Domingueiras, isto é, das Escolas Dominicais, das quais só em 1854, se fundaria a primeira em Portugal, também em inglês.

Em Outubro de 1838 desembarca no porto do Funchal, o casal Kalley. Ali iam à procura de clima para que a saúde dos seus corpos fosse melhor, mas, ao contemplarem as necessidades dos madeirenses, sentiram [desejo de] ajudá-los. Com o que era seu e não de uma missão religiosa, fundaram um pequeno hospital e algumas escolas em várias localidades da ilha, a tal ponto meritório, que as próprias autoridades civis, em 1842, prestaram homenagem pública ao Dr. Kalley.

Quando menos se esperava, levantou-se uma grande perseguição contra o trabalho e contra a família Kalley que, de 1843 a 1846 foi sempre piorando, a tal ponto que o casal Kalley e muitos madeirenses se viram forçados a deixar a ilha.

Algum tempo antes de 1846, outro ministro presbiteriano tinha sido enviado para o Funchal, tratava-se do ministro evangélico William H. Hewitson. Foi este quem organizou primeira Igreja Presbiteriana em território nacional, no ano de 1845. Foi organizada na clandestinidade, por certo, pela nova tolerância das autoridades.

Em Lisboa, a primeira comunidade foi organizada mais tarde, aí por volta de 1866, sendo um dos seus ministros nos primeiros tempos, o ministro da Igreja Presbiteriana Livre da Escócia, Robert Stwart. Esta Igreja existe ainda hoje, estando actualmente situada na Rua Tomás da Anunciação, 56, em Lisboa.

(Continua)


António Costa Barata
Amora, 26 de Janeiro de 2001

 
Site Meter