segunda-feira, 7 de abril de 2008

A Reforma Religiosa em Portugal ou História dos Evangélicos em Portugal (Parte VI)

Igreja dos Irmãos

A primeira Comunidade dos Irmãos, poder-se-á dizer que iniciar com a Cristã Evangélica Helena Roughton (c.1860), por ter simpatizado com a eclesiologia do Dr. Roberto Reid Kelley.
Após os acontecimentos da Madeira, Kalley esteve em Beirute, onde veio a perder a sua esposa. Visitou, depois, as igrejas nascidas em diversas partes da América do Norte com crentes que deixaram a ilha da Madeira, depois de 1846.

Kalley acabou por fixar-se no Brasil, onde fundou a Igreja que até hoje continua uma benção na evangelização em língua portuguesa.

Helena Roughton, imitando Kalley e, como já os Anglicanos tinham feito, fundou uma escola primária para crianças pobres, em São Sebastião da Pedreira.

O caso chegou ao Parlamento de então, mas este, feitas as investigações, elogiou a obra e formulou votos no sentido de que outras obras do género fossem implantadas em território português.

Por volta de 1875, vem a Lisboa o engenheiro inglês George Macrow que, na altura, era um darbista convicto. Conversando com Helena Roughton, concluíram que seria bom convidar um ministro para tomar conta do trabalho em Lisboa. Convidou-se o ministro ex-anglicano e sua esposa – Richard e Cathryn Holden – que de facto em 1877 fundariam a Igreja dos Irmãos, em Lisboa. Desta Igreja saíram crentes que seriam usados por Deus na fundação de outras igrejas em Portugal.

Longa é a lista de portugueses e estrangeiros que militavam nesta Comunidade: recordo Stwart Menair e George Owens, em Coimbra e Aveiro; José Ilídio Freire e Guido Valdemar de Oliveira, em Stª Catarina e Praça das Amoreiras em Lisboa, e outros mais.

(Continua)


António Costa Barata
Amora, 26 de Janeiro de 2001

 
Site Meter