sábado, 5 de abril de 2008

A Reforma Religiosa em Portugal ou História dos Evangélicos em Portugal (Parte V)

[A Nova] Igreja Episcopal Espanhola

Com alguns antigos membros da Igreja Espanhola, fundada na Rua Nova de Almada, em Lisboa, pelo ministro evangélico Gomez e, com novos aderentes, o ministro evangélico Angel Herreros de Mora, funda uma outra Igreja Episcopal Espanhola, na Praça das Flores, em Lisboa.

Mais tarde, com base nos 39 Artigos da Igreja Anglicana, organiza-se a Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, em 1878, com a ajuda do então capitão da Capelania Anglicana de Lisboa, Thomas Godfrey Pembroke Pope (1837-1902), que estava na capitania portuguesa desde 1864. O primeiro Sínodo da Igreja Lusitana realizou-se no dia 8 de Março de 1880.

O primeiro Bispo eleito português da Igreja Evangélica Lusitana, foi o ministro evangélico Joaquim dos Santos Figueiredo.

Nos anais desta Igreja constam grandes nomes da família evangélica portuguesa, entre outros, Santos Ferreira, Ferreira Fiandor, Luís Pereira, Eduardo Henriques Moreira, Daniel de Pina Cabral e António Ribeiro Jr. O seu actual Bispo é o senhor Fernando Soares.

(Continua)

António Costa Barata
Amora, 26 de Janeiro de 2001

 
Site Meter