terça-feira, 19 de maio de 2009

Convite

Símbolo da UCM

A SOCIEDADE EDUARDO MOREIRA CONVIDA Vª EXª A PARTICIPAR NA

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO
CONGRESSO PROTESTANTE DE 1909

Sábado, 23 de Maio de 2009
19 horas

Associação Cristã da Mocidade de Lisboa
Rua de S. Bento, nº 329 – 2º

Será uma boa oportunidade para recordar um episódio impar da história do pioneirismo protestante. O Congresso Protestante realizou-se em 1909 na Sala Portugal da Sociedade Portuguesa de Geografia e reuniu cerca de 1500 pessoas.

A União Cristã da Mocidade (futura ACM) foi a grande promotora do evento que entusiasmou a hostes evangélicas.


SALVEMOS A ACM DE LISBOA

A Sociedade Eduardo Moreira está também empenhada em revitalizar a ACM de Lisboa, outrora um pólo importante de actividade do protestantismo e da cidade de Lisboa, que se encontra actualmente sem gestão e em sério risco de desaparecer. Pensamos que seria importante todos nos juntarmos para que não se perca uma das principais instituições protestantes de Portugal.

Na ACM de Lisboa nasceram os escuteiros em Portugal, realizaram-se inúmeras conferências, praticou-se desporto, ensinou-se o esperanto, entre outras inúmeras iniciativas de carácter social; a ACM colaborou com a Cruz Vermelha Portuguesa (também ela com origem protestante) e com o Triângulo Vermelho na ajuda aos soldados portugueses na Flandres; foi um espaço de origem evangélica mas aberto a toda a sociedade.

A ACM não é dos evangélicos mas de todos. Todos podemos tornar-nos sócios e empenharmo-nos em dinamizar uma associação com uma rica história e um património invejável.

Sábado, 23 de Maio de 2009
19 horas

Associação Cristã da Mocidade de Lisboa
Rua de S. Bento, nº 329 – 2º
 
Site Meter