domingo, 24 de maio de 2009

III Congresso das UCM de 1909

Uniões Christãs

O ultimo do dia do congresso – A visita aos culto evangelicos – A sessão plenaria na sala “Portugal”, da Sociedade de Geographia


Encerraram-se hontem, conforme noticiámos, os trabalhos do terceiro congresso nacional das Uniões Christãs da Mocidade de Portugal, decorrendo com a mesma animação e brilho de dias anteriores.

Consoante constava do programma, parte do dia foi consagrado pelos congressistas á visita aos varios cultos evangelicos da capital, que foram dirigidos pelos delegados de fóra.

Pelas 5 horas da tarde effectuou-se, na séde da União Central, á rua das Gaivotas, a anunciada reunião de consagração, para os unionistas e suas familias e á qual presidiu o sr. João Mott, que proferiu uma brilhante prelecção em ingles, interpretada pelo sr. Henrique Wright.

Á mesma hora realisava-se, no extincto convento dos Mariannos, uma sessão organisada pelo “comitè” nacional das uniões christãs femininas presidida por mr. Mott [sic] que discursou largamente sobre o movimento feminino a favor da obra evangelica, referindo-se ás viagens que durante quinze annos sucessivos emprehendeu a numerosos paizes da Europa, da Asia, da America e da Africa.

Por ultimo falou “mademoiselle” May Cassels, presidente do mesmo “comitè e membro da Alliança Universal, que conta trezentos mil accionistas, tendo a sua séde em Londres, sob a presidencia de “mademoiselle” Mary Norley.

Em seguida reuniu a commissão iniciadora para apreciar as conclusões das theses, assim como as conclusões geraes do congresso. Como estava annunciado, pelas 9 horas da noite abriu-se a sessão plenaria do encerramento, na sala Portugal, da Sociedade de Geographia, que se encontrava literalmente cheia, predominando o elemento feminino.

O Século, 24 de Maio de 1909, p.2.
 
Site Meter