sexta-feira, 22 de maio de 2009

III Congresso das UCM de 1909

Congresso das Uniões Christãs da Mocidade

O Segundo dia

O segundo dia do congresso das Uniões Christãs da Mocidade principiou pela sessão dos delegados ás dez e meia da manhã onde se tratou da reunião de oração, estado actual das Uniões em Portugal, relatorios pelos delegados de todas as Uniões da Alliança Nacional, these sobre as Uniões Christãs e a questão social e discussão.

Da these foi relator o sr. Pedro da Silveira, de Portalegre, que foi muito applaudida.Á uma hora e meia da tarde foi servido um “lunch” em comum, na União Central, á rua das Gaivotas, seguindo-se uma sessão dos delegados, ás tres horas e meia da tarde, em que o sr. dr. Leite Junior, de Coimbra, apresentou uma these sobre o estudo dos meios que as uniões podem dispôr para chamar a mocidade.O sr. José Luiz Braga, do Brasil, relatou tambem uma these sobre “A obra a favor dos emigrantes”, fechando a sessão depois de discussão varia.

Ás oito horas da noite realisou-se a sessão para os unionistas e seus amigos, fazendo uso da palavra varios delegados, entre os quaes o sr. Mott, delegado dos Estados Unidos da America, que falou em ingles, fazendo-se comprehender por meio de um interprete.

Ámanha é o terceiro e ultimo dia do Congresso, sendo a parte mais importante do programma um banquete no Campo Grande e a sessão dos delegados.

Diário de Notícias, 22 de Maio de 1909, p. 4.
 
Site Meter