quinta-feira, 21 de maio de 2009

III Congresso das UCM de 1909

Uniões Cristãs

Reune o terceiro congresso nacional
Cumpre-se o programa do primeiro dia – Cantam-se hymnos e lêem-se saudações

Foi hontem iniciado em Lisboa o terceiro congresso nacional das Uniões Christãs da Mocidade de Portugal. O programma do primeiro dia, hontem publicado no Seculo, foi exactamente cumprido. Ás 3 horas da tarde, na sessão preparatoria da União Central, fizeram uso da palavra alguns congressistas, entre os quaes o presidente do Comité Nacional, sr. Alfredo Henrique da Silva, que apresentou os delegados, foi approvado o relatorio do mesmo Comité e eleita a mesa permanente d’este, que ficou composta pelos srs. Alfredo da Silva, presidente, Pedro de Castro Silveira, vice-presidente, João Coelho e Eduardo Moreira, secretários. Ás 9 horas da noite, na sessão plenária de abertura, foram enviadas saudações ao chefe de Estado e à Camara Municipal de Lisboa e em seguida a assistencia, que era numerosa, entoou um hymno patriotico. Seguidamente, orou o sr. Roberto Moreton e foram lidos telegramas de saudação das Uniões de Londres, de Paris, Roma, Madrid, Lourenço Marques, Porto, Gaya, Funchal, Setubal, etc. Depois, um grupo de senhoras cantou um hymno espiritual, precedido por um solo cantado pelo sr. Macgregor, evangelista escocez. Discursaram em seguida o major sr. Santos Ferreira, Christiano Phildius, secretario do Comité Internacional de Genebra, e José Luiz Fernandes Braga, representante das Uniões do Brazil, que alludiram ao progresso do protestantismo em varios cantos do mundo.

Terminou a sessão por um agradecimento à direcção da Sociedade de Geographia pela cedencia da sala, um hymno cantado pela assistencia e oração final pelo presidente. Na sala foram distribuidos folhetos e jornaes commemorativos do congresso.

O programa de hoje – Espera-se um congressista norte-americano

O programma de hoje é o seguinte: ás 10 horas e meia da manhã, sessão de delegados na séde da União Central, na rua das Gaivotas, com reunião de oração; apresentação dos relatórios dos delegados de todas Uniões da Alliança Nacional, sendo a these “As Uniões Christãs e a questão nacional”, apresentada pelo senhor Pedro Silveira, de Portalegre, á 1 hora e meia da tarde, lanche na mesma União; ás 3 sessão, em que se discutirá a these “Estudo dos meios de que as Uniões podem dispôr para chamar a mocidade”, apresentada pelo sr. Leite Junior, de Coimbra; e ás 8 horas da noite, sessão para os unionistas e seus amigos, com discursos por diferentes delegados e reunião de Senhoras na União da Estephania, Rua Angra do Heroismo.

O sr. João R. Mott, cathedratico norte-americano, que deve chegar hoje a Lisboa, faz amanhã à noite uma conferência, especialmente dedicada á mocidade academica.

O Século, 21 de Maio de 1909, p.2.

 
Site Meter