quinta-feira, 21 de maio de 2009

III Congresso das UCM de 1909

Terceiro Congresso Nacional das Uniões Christãs da Mocidade

Como estava annunciado, realisou-se hontem a sessão plenaria de abertura do terceiro congresso nacional das Uniões Christãs da Mocidade.

Ante-hontem á noite tinha havido na séde da União, ao Conde Barão, uma sessão solemne commemorando o 11.º anniversario da fundação das uniões.

Presidiu o sr. Julio Francisco Silva Oliveira, secrectariado pelos srs. Rodolpho Horner e Christiano Phildius.

Fizeram uso da palavra os srs. Joaquim dos Santos Figueiredo, Roberto H. Moreton, Alfredo H. Silva, José Fernandes Braga, Hinwright, etc.

As salas estiveram vistosamente ornamentadas com bandeiras, plantas e flores, vendo-se em uma d’ellas uma interessante exposição de impressos, photographias do “comité” das diversas uniões, tudo artisticamente disposto.

O primeiro dia do congresso

Hontem, primeiro dia do congresso, realisou-se ás 11 horas da manhã, na Igreja Evangelica de S. Paulo, o culto inaugural, havendo sermão prégado pelo rev. Joaquim S. Figueiredo, e ao que se seguiu a apresentação dos delegados estrangeiros.

Ás tres horas da tarde houve sessão preparatoria que abriu com o hymno e oração, seguindo-se: boas-vindas, pelo presidente do “comité” nacional, sr. Alfredo H. Silva; apresentação dos delegados, pelo vice-presidente; eleição da meza permanente e relatorio do “comité” nacional, cujos dados interessantes não podemos dar por absoluta falta de espaço.

A sessão plenaria de abertura

Ás 9 horas da noite realisou-se a sesão plenaria de abertura, na sala Portugal da Sociedade de Geographia, com uma numerosa assistencia.

O presidente sr. Alfredo Henrique da Silva abre o Congresso com um magnifico discurso que despertou calorosos applausos d’asembléia.

Por unanimidade foi approvado enviar tamblegrammas de saudação a sua magestade el-rei e ao dignissimo vice-presidente da Camara Municipal de Lisboa.

Seguiu-se a leitura de adhesões de varias uniões dos paiz e do estrangeiro, França, Italia, Inglaterra, Hespanha e Belgica.

Então usou a palavra o sr. major Santos Ferreira dissertando sobre o thema: “O que as Uniões Christãs podem fazer a bem da mocidade”, sendo muito applaudido.

Ainda falou o secretario do Comité Universal das Uniões de Genebra, sobre “o movimento unionista em todo o mundo”, expondo factos e dados estatisticos muito interessantes.

Tanto este delegado como o do Brasil, sr. J. L. Fernandes Braga, que apresentou uma mensagem da obra que representava, vieram expressamente dos seus paises tomar parte n’este congresso, sendo acolhidos com uma cordeal sympathia de todos os assistentes.

Nos intervallos dos discursos fizeram-se ouvir alguns bonitos numeros de musica.

O programma de hoje

Hoje haverá o seguinte:
10,30 da manhã – Sessão dos delegados
1.º – Reunião d’oração
2.º – Estado actual das Uniões em Portugal.
Relatórios pelos delegados de todas as Uniões da Alliança Nacional.
3.º – These – As Uniões Christãs e a questão social. Relator: Pedro da Silveira, de Portalegre.
4.º – Discussão.

1,30 da tarde – Lunch em commum – (União Central)

3 da tarde – Sessão dos delegados
1.º – These – Estudo dos meios de que as Uniões podem dispor para chamar a Mocidade. Relator: Dr. Leite Junior, de Coimbra.
O obra a favor dos emigrantes. Relator: José Luiz F. Braga, do Brasil.
2.º – Discussão.

8 da noite – Sessão para os unionistas e seus amigos.

Discursos por differentes delegados.

Diário de Notícias, 21 de Maio de 1909, p. 2.

 
Site Meter