domingo, 24 de maio de 2009

III Congresso das UCM de 1909

Terceiro congresso nacional das Uniões Christãs da Mocidade de Portugal

A sessão de encerramento, na Sociedade de Geographia é revestida d’um grande brilhantismo

Foi hontem o ultimo dia do 3.º congresso nacional das Uniões Christãs da Mocidade de Portugal, realizando-se, de dia, discursos, por differentes delegados, nas seguinte egrejas evangelicas:

Ás 12 da manhã, Mariannos, Taipas e Estephania; 2,30 da tarde, Arriaga; 5 a tarde, reunião de consagração para os unionistas, União Central; 6 da tarde, Cascão; 7 da tarde, Mariannos, Taipas, Santa Catharina, Amoreiras e Estephania.

Na União Central, o sr. João Mott, membro da Universidade de Yale, da America do Norte, e secretario da Federação Mundial dos Academicos Christãos, produziu um magnifico discurso, servindo de interprete o sr. Right.

Em todos os templos evangelicos a concorrencia foi extraordinaria.

A sessão de encerramento

A noite realisou se na sala “Portugal” da Sociedade de Geographia a sessão de encerramento.

Assumiu a presidencia o sr. Alfredo da Silva do Porto, que estava secretariado pelos srs. Major Ferreira e dr. Leite Junior.

A sessão foi aberta ás 8 horas e meia da noite.

Por essa occasião, a amplissima e magestosa sala offerecia um aspecto devéras imponente pela enorme concorrencia, vendo-se as galerias apinhadas de senhoras.

Antes de se dar principio ao programma foi lido o expediente entre o qual se encontrava um telegramma de sua magestade el-rei agradecendo ao Congresso a participação da sua abertura.

Seguidamente foi executado o hymno, ouvindo de pe toda a assistencia, cumprindo-se á risca o programma, bastante interessante.

O sr. João Mott, tambem se apresentou na sessão de encerramento fazendo um brilhantissimo discurso sobre a atrophia moral.

Serviu-lhe de interprete o sr. Alfredo da Silva.

Foram depois lidas as seguintes

Conclusões do Congresso

1.º O Congresso constata o progresso das Uniões Christãs em Portugal e congratula-se com esse facto, por ver n’elle um dos melhores factores para o progresso da Patria.

2.º As Uniões Christãs pelo seu plano de educação integral e symetrico são um dos melhores meios de formar uma mocidade forte no corpo, esclarecida na intelligencia, pura na moral e santa na alma.

3.º As Uniões Christãs devem procurar dar a todo o trabalho o fórma mais accessivel e mostrar praticamente como o Evangelho de Christo resolve todas as questões sociaes.

4.º Tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, santo, amavel, de boa fama, elevado de costumes, póde e deve servir de meio ás Uniões para attrair e elevar a mocidade.

5.º O congresso resolve iniciar desde já uma obra a favor dos emigrantes que se dirigem ás duas Americas, de combinação com as Uniões Christãs do Brasil e America do Norte.

6.º O estudo da Palavra de Deus e a oração são dynamos da obra unionista.

7.º O Congresso expressa a sua gratidão á cidade de Lisboa pela maneira como o acolheu, á imprensa que o ajudou, á Sociedade de Geographia e á Associação Comercial de Lojistas pelo auxilio que lhe prestaram e a todos que concorreram para o seu exito.

8.º O Congresso retribue as saudações telegraphicas que lhe enviaram as Uniões do Brasil, Hespanha, França, Suissa, Inglaterra, Italia e Belgica, e differentes Uniões e particulares do paiz.
Estas conclusões foram sanccionados, pela assembléa, com prolongadas salvas de palmas.

Por ultimo usou de novo da palavra o sr. Alfredo da Silva, que fez o discurso de encerramento, sendo felicissimo na sua dissertação, arrancando por vezes, ao auditorio vibrantes applausos.

A sessão foi encerrada perto da meia noite.

O que ha hoje

Ás 10 da manhã, reunião do Comité Nacional, e ao meio dia passeio a Cintra.

Diário de Notícias, 24 de Maio de 1909, p. 2.

 
Site Meter