quarta-feira, 20 de maio de 2009

III Congresso das UCM de 1909

Uniões C1ristãs

Inauguram hoje o seu terceiro congresso nacional – Chegada de congressistas

É hoje que se inaugura o 3º congresso nacional das Uniões Christãs da Mocidade de Portugal, sendo o programma d’essa inauguração o seguinte:

Ás 11 da manhã, culto inaugural na egreja evangelica de S. Paulo, extinto convento dos Mariannos, sermão pelo rev. Joaquim S. Figueiredo, ? e apresentação dos delegados estrangeiros; ás 3 da tarde, sessão preparatoria na União Central, rua das Gaivotas, havendo hymno e oração, boas-vindas pelo presidente do “comité” nacional, apresentação dos delegados pelo vice-presidente, eleição da mesa permanente e relatório do Comité Nacional; ás 9 da noite, sessão plenária de abertura na sala Algarve, da Sociedade Portuguesa de Geographia, hymno e oração, abertura do congresso, discursos dos differentes delegados, relatório sobre “o que as Uniões Christãs podem fazer a bem da mocidade”, sendo relator o major G. L. Santos Ferreira, leitura de adhesões e musica.

Para tomarem parte n’este congresso chegaram hontem a Lisboa os seguintes congressistas:

Srs. Pedro de Castro da Silveira, José Augusto Santos e Silva, Alfredo H. da Silva, António Tavares, Henrique M. Wright, Antonio Ferreira Fiandor, Pedro da Silveira, José Pereira Martins, António José Rodrigues, Roberto H. Moreton, Rodolpho Horner, Manuel Gonçalves Afonso, Armando Pereira de Araujo, Luis Martins Torres, José Alexandre, Augusto José Nogueira, Avelino Evangelista de Lima, Francisco Fernandes Pacheco, Julio Roberto dos Santos e Luis Henrique da Silva.

Comemoração do 11º anniversario da União Christã da Mocidade em Lisboa

Celebrando o 11º anniversario de fundação da União Christã da Mocidade, realisou-se hontem uma sessão solemne , na sede da mesma collectividade ao Conde Barão.

Presidiu o sr. Julio Francisco da Silva Oliveira, secretariado pelos srs. Rodolpho Horner e Christiano Phildius, socretario do Comité Internacional de Genebra, e usaram a palavra os srs. José Luz Fernandes Braga, industrial no Brazil; Pedro Castro Silveira, industrial em Portalegre; Robert H. Moreton, do Porto; Alfredo Henrique da Silva, presidente do Comité Nacional das Uniões; Joaquim dos Santos Figueiredo, presidente da União dos Mariannos, etc.

As salas estavam decoradas com grande numero de vasos com plantas e bandeiras de diversas nacionalidades, vendo-se n’uma d’essas salas uma exposição de publicações e photographias referentes às Uniões Christãs.

O Século, 20 de Maio de 1909, p.3.

 
Site Meter