sexta-feira, 22 de maio de 2009

III Congresso das UCM de 1909

Uniões Cristãs

Segundo dia do terceiro congresso nacional – Cumpre-se o programa, sendo todas as sessões muito concorridas – Aprovam-se as theses apresentadas

Foi ontem o segundo dia do terceiro congresso nacional das Uniões Christãs da Mocidade de Portugal, sendo o programa que hontem publicamos rigorosamente cumprido. A concorrencia a todas as sessões foi grande merecendo especial referencia a que se realisou, á noite, na séde da União Central, a rua das Gaivotas, em que estava também largamente representado o elemento feminino.

Os trabalhos, consoante constava no programa, principiaram ás 10 horas e meia da manhã, pela sessão dos delegados, a que presidiu o sr. Henrique Wright, secretariado pelos srs. Eduardo Moreira, secretário geral do congresso, e Luis Torres, delegado da União de Vila Nova de Gaya.

Terminada a reunião dea oração, com que abriu a sessão, procedeu-se á apresentação dos relatorios de todas as uniões do “comité”, falando em nome do “comité” Internacional, os srs. Christiano Phildius, do de Genebra, e José Luiz Fernandes Braga, do Brazil. Pelo “comité” nacional, usaram da palavra os srs. Alfredo Silva, Frederico Flower, Antonio Tavares, André Cassels e Henrique Wright e ainda a maior parte dos delegados que vieram de differentes pontos do paiz.

Por ultimo, foi apresentada a these “As uniões christãs e a questão social”, sendo relator o sr. Pedro da Silveira, de Portalegre.

Á 1 e meia effectuou-se o lanche offerecido pela comissão local, e ás 4 da tarde, nova sessão na União dos Marianos, ás Janelas Verdes, sendo apresentadas as seguintes theses: “Estudo dos meios de que as uniões podem dispor ara chamar a mocidade” e “A obra a favor dos emigrantes”, das quaes foram respectivamente. Relatores os srs. dr. Leite Junior, de Coimbra, e Eduardo Henrique Moreira.

A sessão da noite, que principiou ás 8 horas, abriu com o hymno evangelico, seguindo-se oração pelo sr. Horues. Depois, o sr. Stover executou ao piano o hymno da União, acompanhado de oração pelo sr. Silveira, presidente da União de Portalegre.

O sr. Alfredo da Silva, presidente do “comité”, apresenta seguidamente aos assistentes o cathedratico norte-americano sr. João R. Mott, que hontem chegou a Lisboa, o qual, por sua vez, fez uma interessante comunicação sobre a “Biblia”, servindo de interprete á assembléa o sr. Wright.

Fechou a sessão o sr. Antonio José Rodrigues de Ponta Delgada, que fez a leitura do Evangelho de S. João, no capitulo XVI, sendo todas as theses approvadas e muito applaudidos os seus relatores.

O programa de hoje – O delegado norte-americano visita a Associação de Lojistas na próxima segunda-feira

O programa de hoje é o seguinte: ás 10,30 da manhã, sessão dos delegados na séde da União Central, com reunião de oração e apresentação da these: “Jesus Christo e a Mocidade”, de que é relator o sr. Henrique Wright, do Porto; e ainda a discussão das conclusões do congresso e eleição da comissão executiva. Á 1,30 da tarde, realiza-se o lanche dos delegados no Campo Grande. Ás 2,30, photografia dos delegados officiaes. Ás 3, photografia geral. A tarde ficará livre para visitas a alguns estabelecimentos de Lisboa, que tenham por fim o bem da mocidade. Ás 8 da noite, sessão havendo discursos por defferentes delegados.

Uma commisão de academicos convida todos os seus collegas de Lisboa, a comparecerem na proxima segunda-feira, pelas 8 horas e meia da noite, na séde da Associação de Lojistas, ao largo da Abegoaria, para ouvirem o delegado norte-americano João Mott, secretario da Federação Mundial dos Academicos Christãos, com séde na America, sobre o movimento da federação que representa.

O sr. Mott almoça tambem n’esse dia na legação da America, a convite do sr. Page de Bryan, ministro em Portugal.

O Século, 22 de Maio de 1909, p.3.
 
Site Meter