Segundo os dados que foram possível obter, o testemunho evangélico na cidade de Coimbra começou no ano de 1909 com o saudoso irmão Stuart Edmundo McNair, o qual terá aberto a missão na Rua Sargento-Mor (carta de José Ilídio Freire, de 8 de Fevereiro de 1980 e artigo publicado no B. Inform. n.º 4 de Junho de 1989). Na carta acima referida dizia também que no ano de 1910 já o irmão Stuart publicava, havia 3 anos, uma revista intitulada "O Semeador" da qual foram encadernados 3 volumes. A revista era essencialmente dirigida a estudantes e demais classes eruditas, mas igualmente boa para todos em geral.
Edmundo McNair residiu durante 3 anos em Coimbra onde conheceu um advogado crente, o Dr. Joaquim Leite Júnior que pregava com entusiasmo a Palavra e ajudava o irmãoStuart em Aveiro, Ílhavo, etc. Também o Dr. John Opie veio leccionar para Coimbra, contratado como professor de inglês para a Universidade. Este irmão prosseguiu com os cultos na cidade universitária, sendo convidado por várias igrejas em redor de Coimbra. Permaneceu em Portugal cerca de 20 anos.
Aceitando o convite do Dr. Opie, vindos de Estarreja, onde haviam permanecido dois anos servindo ao Senhor, vieram para Coimbra em Março de 1939 os missionários Frank Smith e Dorothy Smith. Em Junho do mesmo ano o Dr. Opie teve que ir a Inglaterra e três dias depois o Senhor chamou-o para Si. O irmão Frank Smith ficou então com um pequeno grupo de crentes a reunir-se num primeiro andar na Rua Sargento-Mor. Por ser tão pequena a sala na Rua Sargento-Mor e ser num primeiro andar, mo mês de Julho de 1939 foi alugado e inaugurado um novo salão de cultos na Avenida Sá da Bandeira onde centenas de pessoas ouviram a Palavra de Deus e um número indeterminado de pessoas se converteram, entre os quais o nosso irmão José Seguro que pouco tempo depois já o Senhor o usava.
Entretanto, converteu-se ao Senhor em 1951 o nosso irmão Sr. João Henrique Figueiredo Varandas, o qual passou também a cooperar na Obra do Senhor, contribuindo com o seu ministério para o alargamento do testemunho evangélico na vasta área de Coimbra e arredores. Desde então, a Casa de Oração transitou por outros pontos da cidade de Coimbra, fixando-se no ano de 1958 na Rua da Sota, n.º 18, onde ainda permanece nesta data.
O testemunho evangélico estendeu-se a outras terras do distrito de Coimbra, tendo sido fundadas Casas de Oração, não sem que houvesse perseguições, oposições e ameaças, mas o testemunho ficou pela graça do Senhor. Seria exaustivo mencionar cada um dos servos de Deus que, abnegada e sacrificialmente, deram a sua contribuição para que a Obra se expandisse. Em Dezembro do ano de 2003 o amado irmão Frank Smith foi para a Glória e outros servos prosseguiram com o testemunho, tendo o seu ministério sido abençoado pelo Senhor da Igreja.