domingo, 19 de outubro de 2008

Historial da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Pentecostal em Benfica no 40.º Aniversário

Decorria o ano de 1968 quando no mês de Outubro se reuniram pela primeira vez, numa pequena casa da Rua Manuel Múrias, no Bairro da Quinta do Charquinho, um punhado de irmãos, para cultuarem a Deus, sob a liderança do Pastor José António Lourenço. Desde esse Outubro longínquo de 1968 até aos nossos dias passaram 40 anos.
Desde esse tempo a Igreja passou por várias fases, desde o nascimento propriamente dito até à idade que socialmente se considera adulta. No princípio foram os anos de formação das estruturas físicas e mesmo espirituais; as reuniões com poucos cristãos, o apoio dos crentes das outras congregações vizinhas, nomeadamente a Pontinha.
Com o decorrer do tempo e já na década de 70, a congregação começou a desenvolver-se e dá-se a conversão de crianças, jovens e adultos ao Senhor Jesus Cristo, e o número de crentes começou a aumentar. Com um novo Pastor à frente da congregação surge a necessidade da mudança de lugar, pois a casa do Bairro do Charquinho passa a ser pequena para as necessidades da comunidade. Quando já decorre o ano de 1976 e o Pastor é o irmão José Manuel Borges, é inaugurada a Casa de Oração da Rua Professor Santos Lucas, lote 1657, em plena autarquia de Benfica, pelo que a congregação passa a ser conhecida por Benfica/Charquinho.
Em 1990 tomou posse do trabalho, vindo a substituir o Pastor Natálio Marques, o actual Pastor, António Gonçalves. Depois de um período algo atribulado, a congregação começou a experimentar um crescimento que acabou por levar a que no mês de Maio de 1995 fosse inaugurada a actual Casa de Oração, com melhores condições e um espaço mais amplo. No ano de 1998, no mês de Março, a Congregação de Benfica gerou a sua primeira missão, na Serra da Luz, onde actualmente um grupo de cerca de 30 pessoas cultuam ao Senhor.
No dia 9 de Maio de 1999, fruto do crescimento e da dinâmica, e porque se reuniram as condições bíblicas para ser uma Igreja autónoma, Governo, Susento e Propagação, celebrámos a nossa festa de autonomia com a participação da Igreja-mãe, Assembleia de Deus de Lisboa, na pessoa do seu Presidente, Pastor Vieito Antunes, e demais membros do ministério, conforme os princípios bíblicos, morais e éticos de uma relação que se queria contínua e duradoura. Na festa de autonomia estiveram presentes o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Dr. Fernando Saraiva, como representante da Aliança Evangélica Portuguesa o Dr. António Calaim e como representante do Desafio Jovem o Pr. João Martins, entre outros convidados.
Depois da autonomia criámos a Rute - Associação de Solidariedade Social, a qual veio a ser reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social em 2003, registada sob o n.º 58/2003, fls. 174, verso do livro n.º 9 das Associações de Solidariedade Social. Desde 1997 tem vindo a dar apoio junto da população da Freguesia de Benfica, inicialmente (de 1990 e até hoje) aos toxicodependentes, e depois alargando a sua intervenção através de um serviço de acolhimento de crianças (Berçário/Creche) onde temos 58 e uma lista de espera de cerca de 80. Actualmente, desenvolve também um serviço de apoio domiciliário.
No âmbito das missões, contribuímos desde o primeiro dia para o Departamento Nacional de Missões. Enviámos a família Marcos Robalo para Cabo Verde e mais tarde a família Nashyru Solmon, apoiamos a missão entre a etnia cigana em Estremoz, o Pr. Pedro Figueiredo e esposa em Santana na Madeira, o Pr. Ludgero e família em Miranda do Corvo, o Pr. Eugénio e esposa em Caminha numa parceria com a Igreja do Porto. Apoiamos ainda o Pr. Reginaldo na Sertã. as missionárias Alda e Lúcia em Pinhel, o Pr. Humberto Carvalheiro e família em Mondim de Basto e, no ano de 2007, enviámos para Macedo de Cavaleiros a família Celestino, Vera e Lucas Tabanez numa parceria com a Igreja do Porto, e para Aguiar da Beira, o Ir. Carlos Martins, a esposa Paula e os filhos Josué e Caleb. Além disto, temos contribuído para Timor, Angola, Moçambique e Guiné com contribuições financeiras e contentores de material diversificado. Já este ano iniciámos o apoio na compra de um terreno para construção de uma escola em Empada, Guiné.
No ano de 1998 vieram trabalhar connosco, vindos de Cabo Verde, o Pr. Euclides Gomes e sua amada família, os quais foram de grande bênção durante os cerca de 6 anos que estiveram no nosso meio. Em Novembro de 2006 veio trabalhar no nosso meio o casal Álvaro e Carla Ladeira e a sua menina.
Celebrando os 40 anos de existência foram muitas as pessoas, muitas delas anónimas, que contribuíram para o que somos hoje. Podemos dizer que passados estes anos "até aqui o Senhor nos tem ajudado" porque temos crescido humana, espiritual e financeiramente. Em tudo damos graças a Deus porque esta é a Sua obra e nós temos a consciência plena de que somos apenas despenseiros na Sua obra, por isso, "porque dele, e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amén!" (Romanos 11:36).
Pr. António Gonçalves
in Uma Família de famílias - 40 anos de história
Assembleia de Deus Pentecostal em Benfica
 
Site Meter