domingo, 12 de outubro de 2008

Paróquia de S. Tomé - Lusitanismo em Castanheira do Ribatejo

Foi no ano de 1944 que, numa pequena vila ribatejana, num pátio da Rua Palha Blanco n.º 43-45 em Castanheira do Ribatejo e sob o entusiamo do Doutor Luís César Rodrigues Pereira, se reuniram os primeiros crentes da futura Missão de S. Tomé. Juntou-se também o Pastor José Ilídio Freire e deslocava-se propositadamente a Castanheira o jovem Ramiro dos Santos para ensinar Escola Dominical, mas este viria a falecer prematuramente. Para apoiar e dar continuidade a este recente trabalho casou e fixou-se nesta vila, no ano de 1946, Joaquim da Silva Ribeiro e sua esposa Dª Gertrudes da Conceição Ribeiro, tendo sido inaugurado o primeiro templo na Rua Palha Blanco n.º 64, a 20 de Junho deste mesmo ano. Nascia assim a Missão de S. Tomé.
Desde os primórdios que a Escola Dominical se transformou num autêntico "viveiro" de onde saíram muitos jovens que viriam com entusiasmo a ajudar no trabalho evangelizador desta área do Ribatejo. Formou-se mais tarde a então Liga dos Samaritanos que, ao longo de pelo menos 20 anos, desenvolveu em S. Tomé uma benemérita acção social. Nas duas primeiras décadas o trabalho foi-se desenvolvendo e crescendo com o contributo de vários servos de Deus liderados pela visão, entusiasmo e dedicação do então Bispo D. Luís César Rodrigues Pereira (sagrado em 24/06/1962) que apelidava esta congregação de seu pequeno rebanho. Por volta de 1951 esta Missão integrar-se-ia na Igreja Lusitana mas só no início da década de 70 se tornaria numa Paróquia autónoma.
Em 1974 chegaria ao nosso meio o Rev.º António Pinto Ribeiro com sua esposa, que tinha estado como missionário em Angola durante 25 anos. Em 14 de Dezembro de 1980, Joaquim da Silva Ribeiro viria a ser ordenado ao diaconato pelo Bispo resignatário, D. Luís César Rodrigues Pereira, e em 30 de Novembro de 1986 seria ordenado ao presbiterado pelo actual Bispo Diocesano, D. Fernando da Luz Soares (sagrado a 1 de Maio de 1980). Contudo, só em 22 de Abril de 1989, o Rev.º Joaquim da Silva Ribeiro viria a ser colado como primeiro pastor da Paróquia de S. Tomé, onde serviu com vigor e dedicação até à sua resignação a 8 de Abril de 2001.
Entretanto, a 12 de Abril de 1987, a Paróquia de S. Tomé inauguraria no mesmo lugar o actual templo. Em 23 de Abril de 1990, e após um ano de vivência pastoral, ingressou na Igreja Lusitana, Maria Elisabeth dos Santos e Sena, que tendo liderado o Grupo de Jovens nos primeiros anos e pouco tempo depois ter sido nomeada representante secular da Paróquia, viria a ser instituída leitora a 10 de Abril de 1994 e ordenada ao diaconato a 1 de Novembro de 1997 (no primeiro grupo de mulheres ordenadas da Igreja Lusitana). Foi ainda durante 3 anos coadjutora do então párico, Rev.º Joaquim da Silva Ribeiro, e por sua aposentação viria a ser colada como responsável paroquial desta comunidade, no domigo de Ramos, a 8 de Abril de 2001.
Actualmente a Paróquia continua a desenvolver o seu trabalho apostando na formação da Escola Dominical, no Estudo da Bíblia para jovens e adultos, na vivência da Liturgia da Palavra e dos santos Sacramentos, no trabalho com os jovens, na actividade social e pastoral (sobretudo nos últimos anos, no acolhimento e no apoio a imigrantes) revelando assim uma forte vivência comunitária, alicerçada no amor de Deus , nos ensinamentos de Jesus e na acção do Seu Santo Espírito. Humanamente, este trabalho só é possível pelo incansável apoio e dedicação dos leitores Laudelina Camilo (1987), Sérgio Cabaço e Paulo Ferreira (1994), pelo Grupo de Jovens, pelos Professores da Escola Dominical e por uma activa Junta Paroquial. Para além da recente formação de um Grupo de Louvor, a Paróquia conta com o seu próprio Boletim - A Mensagem - fundada pelo Grupo de Jovens, em Dezembro de 1982.
Damos graças a Deus por toda a comunidade e desejamos e oramos no sentido de conseguirmos passar o testemunho e com fidelidade e alegria transmitir às novas gerações o desejo de Louvar a Deus, Testemunhar de Cristo e Servir aos homens. Assim Deus no ajude.
Elisabeth Sena
19 de Junho de 2005
59.º Aniversário da Paróquia de S. Tomé
Castanheira do Ribatejo
 
Site Meter