quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Igrejas Acção Bíblica - Rectificação

O movimento denominado Acção Bíblica, teve o seu início na Suiça (Cantão de Neuchâtel), cerca de 1916, logo mais chegaria a Genebra, isso, cujo fundador foi o Evangelista escocês, Sr. Hugh Edward Alexander, que levou a Jesus Cristo, o Sr. Paul Samuel Matthey Prévot, aluno da 4ª Sessão da Escola Bíblica, então no Ried, Bienne, em 1923, o qual viria a ser o pioneiro do movimento em Portugal.

A filha do Evangelista, Sr. João Oliveira Coelho, D. Lídia Coelho estudava na mesma Escola Bíblica, e tendo seu pai ido visitá-la em 1923, aproveitou a oportunidade para fazer sentir aos responsáveis daquela escola, da necessidade de evangelistas em Portugal.

Os servos de Deus, Sr. Paul Samuel Matthey Prévot e sua esposa, D. Emmy Matthey sentiram a chamada para vir trabalhar em Portugal, e foi na Figueira da Foz, naquele ano, que começou o movimento da Acção Bíblica em Terra Lusa, tendo o mesmo a preciosa ajuda do então jovem evangelista, João de Oliveira Coelho, Congregacional e ex-Presbiteriano, na Figueira da Foz.

Outros obreiros vieram para Portugal afim de desenvolver o movimento da Acção Bíblica, como, os Srs. Charles Mathez, Pierre Edward, Daniel e Felipe Mathez, Heinz Muhlheim., o St. Ernest Eicher e esposa e sua família e não só, mas colaborariam outros crentes, entre eles, o Sr. Paul André Dubois. (cf. O Defensor nº 15, de Outubro de 1971, onde se lê Editores Conselheiros: Professor João de O. Coelho e P.A.Dubois = Paul André Dubois e o Sr. Robert Spichiger. Se o Sr. Dubois era ou não da Acção Bíblica, por colaborar com os que a ela pertenciam, pensei que ele o seria também).

Implantação: O movimento começou na Figueira da Faz em 1923, foi implantado na Vila de Cascais em 1928, a Beja em 1929, tendo chegado a Sesimbra e a Olhão , no ano de 1930, a Loulé e a Vila real de Santo António, em 1931, a Mértola em 1945, a Boliqueime, em 1948, etc.

Eis, em síntese, o que foi o começo de cada uma destas Igrejas Evangélicas implantadas em Portugal, desde o ano de 1641 a 1923.

Nota: Quem desejar saber mais sobre a Acção Bíblica em Portugal, poderá saber ao ler a obra – " Poder do Evangelho em Portugal", Relatos missionários de Samuel Matthey – Faro, 1988. Pedidos a: Associação da Acção Bíblica em Portugal -Rua do Pé da Cruz, 12 8000 Faro.

António Costa Barata

Amora, 2008-06-13

 
Site Meter