sábado, 30 de janeiro de 2010

Novidades Literárias

No espaço de pouco mais de dois meses o panorama literário português foi enriquecido com três obras de grande qualidade que prestigiam o protestantismo português e a sua historiografia. Talvez não tenha havido até hoje um período tão fecundo na produção de obras ligadas a esta temática.


António de Mattos: um pioneiro protestante, da autoria de David J. Langum, Sr., trineto do biografado, é o resultado de uma aprofundada investigação sobre um dos mais notáveis "exilados madeirenses" do século XIX que acabaria por se tornar o primeiro pastor protestante português a ministrar em solo nacional, tanto em Lisboa como no Funchal. A edição portuguesa da obra, inicialmente publicada nos Estados Unidos da América e escrita originalmente em inglês, consiste num volume de 154 páginas, que inclui algumas fotografias da época. O livro contou com a colaboração da Sociedade Eduardo Moreira para a sua tradução e revisão, tendo sido editado pela Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal.



Rita Mendonça Leite, investigadora do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa e membro da Sociedade Eduardo Moreira, é a autora do livro Representações do Protestantismo na Sociedade Portuguesa Contemporânea: da exclusão à liberdade de culto (1852-1911), editado pelo próprio CEHR, com um total de 251 páginas. Esta passa a ser uma obra incontornável para a compreensão do fenómeno religioso português na transição do século XIX para o XX, nomeadamente no que diz respeito ao início do processo de diferenciação religiosa com que a sociedade portuguesa se passou a confrontar. O conteúdo da obra resulta do trabalho de investigação que conduziu à apresentação de uma tese de mestrado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa pela autora.


José António Moreno Afonso é desde 2007 Doutor em Educação pela Universidade do Minho em resultado da dissertação apresentada sobre o tema agora editado em livro pelo Centro de Investigação em Educação da própria Universidade do Minho sob o título Protestantismo e Educação: história de um projecto pedagógico alternativo em Portugal na transição do século XIX, com um total de 542 páginas. Esta é uma obra de grande fôlego e de elevado rigor académico e científico que demonstra a importância que as escolas ligadas às igrejas protestantes tiveram em Portugal na formação de muitas crianças e jovens que de outram forma teriam engrossado as ainda assim lastimáveis estatísticas do analfabetismo naquela época. Para além do contributo que esta obra dá à história da educação no nosso país, em geral, constitui imprescindível material de referência para todos aqueles que pretendam conhecer o papel do protestantismo ainda incipiente na educação nacional.

 
Site Meter